Thursday, August 20, 2015

Vicios de linguagem


Palavras ou construções que vão de encontro às normas gramaticais
Os vícios são:
  • Pleonasmo vicioso o redundância
  • Barbarismo.
  • Solecismo.

  • Pleonasmo: redundância:
    • Entrei para dentro da casa quando começou a anoitecer.
  • Barbarismo: desvio da norma
    • Pronúncia: Solicitei à cliente sua rúbrica. (rubrica)
    • Morfologia: Se eu ir aí, vou me atrasar. (for)
    • Semântica: José comprimentou seu vizinho ao sair de casa. (cumprimentou)
    • Estrangeirismos: O show é hoje! (espetáculo)
  • Solecismo: desvio de sintaxe
    • Concordância: Haviam muitos alunos naquela sala (Havia).
    • Regência: Eu assisti o filme em casa (ao).
    • Colocação: Dancei tanto na festa que não aguentei-me em pé (não me aguentei em pé)

No comments:

Post a Comment